A força feminina no campo: O Agro é Delas!

Artigos

09 Novembro 2021

A força feminina no campo: O Agro é Delas!

  • Campanha que visa promover a equidade de gênero e diversidade no setor do agronegócio foi destaque nas comunicações do 6º Congresso Nacional de Mulheres do Agro, evento patrocinado pela Sumitomo Chemical

O 6º Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio (CNMA) ocorreu entre os dias 25 e 27 de outubro. A Sumitomo Chemical foi uma das patrocinadoras e como parte das ações lançou a campanha “O Agro é Delas!”, visando promover a equidade de gênero e diversidade no setor.

Durante a sexta edição do CNMA, diversos temas relevantes para o agronegócio foram debatidos, como o uso da tecnologia no campo, liderança, agregação de valor, rastreabilidade e política externa, além de debates pertinentes a outros fóruns, como a 26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima (COP26).

No primeiro dia de evento, aconteceram mesas redondas sobre Política Internacional, Filantropia e Bioeconomia. Entre os convidados dos debates estavam Melanie Hopkins, Ministra Conselheira da Embaixada do Reino Unido no Brasil; Marcello Brito, Presidente do Conselho Diretor da ABAG; Suresh Reddy, Embaixador da Índia no Brasil, e Teka Vendramini, Presidente da Sociedade Rural Brasileira.

“O Brasil é o maior exportador do mundo de produtos agrícolas. Estamos falando de 2 bilhões de pessoas que precisam de produtos agrícolas do Brasil – e nós precisamos realizar este desafio”, ressaltou o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy.

Já o segundo dia do evento se concentrou no tema da liderança. O 4º Prêmio Mulheres do Agro também foi entregue na ocasião. Neste dia, entre os assuntos discutidos, teve-se como parâmetro a importância da agricultura brasileira para o mercado alimentício.

“O Brasil alimenta mais de 1 bilhão de pessoas com sustentabilidade, com áreas de preservação permanente, com tecnologia”, ressaltou a professora da FGV e advogada especialista em Direito Ambiental, Samanta Pineda. Durante a mesa sobre liderança de valor, as debatedoras falaram sobre características importantes para líderes femininas no agro, como a empatia e a comunicação clara.

Além disso, também foi lançado o documentário “Quando Ouvi a Voz da Terra”, protagonizado pela pecuarista Carmen Perez, que foca no bem-estar animal e como isso impacta as fazendas e agricultores. O documentário pode ser assistido aqui.

Por fim, o terceiro dia do Congresso contou com as mesas redondas “Negócios e Agregação de Valor” e os painéis “Inteligência e Diplomacia Comercial”, “Agro do Brasil para o Mundo”, “Mulheres da Distribuição” e “As 7 virtudes capitais das mulheres agro – CNMA”.

Durante a mesa sobre mulheres da distribuição, ressaltou-se a importância da presença feminina no “todo” do setor. “A importância da mulher nos negócios da revenda está muito conectada com as oportunidades que as mulheres têm de ir para o campo, para as áreas comerciais”, acredita Suzeti Ferreira, Head de Vendas da Unidade de Negócios Syngenta Brasil e Paraguai.

 A campanha O Agro é Delas!

Como parte das ações de patrocínio do CNMA, a Sumitomo Chemical lançou a campanha “O Agro é Delas” e em parceria com as estilistas da Amapô Jeans e Priscila Silva Brand, marcas que fazem parte do Sou de Algodão, confeccionou camisas exclusivas feitas 100% de algodão para algumas influenciadoras digital usarem.

Além de elevar a força feminina envolvendo estilistas e influenciadoras mulheres para a ação, a campanha O Agro é Delas trouxe a temática do movimento Sou de Algodão, um movimento que também é apoiado pela Sumitomo Chemical e reúne todos os agentes da cadeia produtiva e da indústria têxtil dessa fibra para conscientizar a sociedade sobre o consumo responsável.

“Fiquei muito honrada com o convite porque moda para mim tem tudo a ver com representatividade, uso de fibras naturais e a construção de um futuro sustentável”, disse Priscilla Silva.

A campanha O Agro é Delas contou com o nome de mulheres incríveis que enriquecem o agronegócio. Além das estilistas Carolina Gold e Pitty Taliani, da Amapô Jeans, e da Priscilla, da Priscila Silva Brand, os nomes escolhidos para reforçar as comunicações nas redes sociais foram: Maíra Gregório, Michele Guizini, Simone Dameto, Monyque Isabella Costa, Aretuza Negri, Andressa Abiata, Maria Emília Maróstica e Mariely Biff.

“Tenho trabalhado com a liderança do agronegócio há anos e vejo com satisfação que, cada vez mais, as mulheres assumem a gestão do setor”, ressaltou Mariely.

Confira abaixo as fotos das influenciadoras vestindo as marcas Amapô Jeans e Priscilla Silva Brand:

Maria Emilia

Maria Emília veste bata confeccionada pela Amapô Jeans

Simone Dameto

Simone Dameto com modelo feito pela estilista Priscila Silva

Monyque Isabela

Monyque Isabella Costa foi uma das influenciadoras escolhidas para participar da campanha “O Agro é Delas!”

Maira Gregorio

Maíra Gregório veste modelo da Amapô Jeans

Andressa Biata

Andressa Biata com modelo assinado pela estilista Priscilla Silva

Michele Guizini

Michele Guizini com a blusa da campanha “O Agro é Delas!”

Aretuza negri

Aretuza Negri também participou da campanha

Mariye biff

Mariey Biff com camiseta feita por Priscilla Silva