Reguladores de crescimento incrementam a produtividade da soja em mais de três sacas por hectare

soja+ thumb

20 Setembro 2022

Reguladores de crescimento incrementam a produtividade da soja em mais de três sacas por hectare

De acordo com os resultados do programa SOJA+, os produtores que aplicaram as soluções Sumitomo Chemical tiveram um retorno sobre o investimento de 4,2 vezes

A produção de soja é influenciada por diversos fatores, tais quais a qualidade genética das sementes, o investimento em defensivos e fertilizantes, o clima registrado durante a safra, entre outras questões. Para que a produtividade avance, é necessário aperfeiçoar o cultivo continuamente nos mínimos detalhes.

E se um ajuste fino no manejo colaborar para que os componentes de produção possam expressar o máximo potencial? Pensando nessa possibilidade, uma alternativa estratégica é investir em reguladores de crescimento, que estimulam a ramificação lateral e trazem benefícios para ampliar a produtividade.

Para orientar sobre o tema, a Sumitomo Chemical desenvolve o programa SOJA+ desde 2020, recomendando o uso de dois reguladores de crescimento com o propósito de melhorar os tratos culturais (clique aqui e acesse a página do SOJA+).

A iniciativa tem gerado resultados significativos. Em áreas experimentais desenvolvidas pelo programa SOJA+, o uso dos reguladores de crescimento geraram uma taxa de aumento de produtividade de 3,17 sacas por hectare. Essa foi a média registrada em 983 áreas plantadas com 140 diferentes cultivares de soja durante a safra 2021/22, em 14 estados brasileiros.

Segundo Cesar Boff, Gerente de BioRacionais da Sumitomo Chemical, o programa SOJA+ proporcionou um retorno de 4,2 vezes. Ou seja, para cada R$ 1,00 investido em reguladores, o produtor teve um retorno de R$ 4,2 na produção de soja, já descontado o investimento no insumo.

Os resultados do programa SOJA+ foram consistentes e surpreendentes, as plantas ficam mais responsivas. Os resultados são visualmente perceptíveis, principalmente na fase vegetativa onde a estrutura da planta se diferencia em maior número de galhos e formação de nós produtivos. Na fase reprodutiva, se houver uma avaliação mais cuidadosa, é possível perceber o maior pegamento e formação de vagens nas plantas”, relata o gerente.

O trabalho tem sido tão bem-sucedido que o programa SOJA+ tem a perspectiva de desenvolver 1.300 áreas na temporada 2022/23. Essas áreas experimentais servem como uma vitrine para que produtores, consultores e pesquisadores possam avaliar a performance das tecnologias no campo e constatar os benefícios dos regulares antes de expandir a adoção dessas soluções em outras propriedades. “O programa é uma ferramenta de divulgação que traz mais segurança para o produtor que deseja utilizar reguladores”, afirma Boff.

Plantação com e sem uso de reguladores
*Comparativo de uma plantação sem e com o uso de reguladores.

Benefícios dos reguladores de crescimento

Entre as vantagens, o uso de reguladores reduz a incidência de abortamento de flores e vagens e ainda reduz o risco de acamamento das plantas. “A arquitetura das plantas é melhorada com os fitorreguladores, promovendo a ramificação mais basal e encurtamento pontual dos entrenós”, diz Boff. Dessa forma, a planta vai apresentar mais ramos produtivos e potencializará a floração. O aumento do número de flores significa que haverá mais estruturas reprodutivas para gerar mais vagens e grãos de soja, o que resulta em maior produtividade.

O programa SOJA+ recomenda o uso de duas soluções da Sumitomo Chemical: MaxCel®, com aplicação entre as fases vegetativas V2 e V5; e ProGibb®, no estádio reprodutivo R1. “Ambos são registrados como reguladores, garantindo qualidade e estabilidade de resultados. São específicos nos objetivos que buscamos com cada aplicação e principalmente, são confiáveis, visto o sucesso que temos nas lavouras”, explica o gerente de BioRacionais.

MaxCel® é composto por uma citocinina de alta precisão que estimula a formação de hastes laterais produtivas nas plantas e maior número de nós. Já ProGibb® oferece um ácido giberélico de alta concentração que tem ação direta na fisiologia da soja. A solução comprovadamente atua para uniformizar o desenvolvimento das flores e reduzir o abortamento.

Os produtores interessados no programa podem adquirir MaxCel® e ProGibb® mediante receituário agronômico e podem contar com as orientações dos profissionais de campo da Sumitomo Chemical no Brasil para ter cada vez mais sucesso no manejo.

Plantação com e sem uso de reguladores
*Comparativo de uma plantação sem e com o uso de reguladores.

Saiba mais sobre a aplicação do programa SOJA+ no vídeo abaixo.

Quer saber mais sobre as soluções da Sumitomo Chemical acesse nossa página sobre a cultura da soja? Entre em contato com nosso SAC Sumitomo Chemical Brasil pelo telefone: 0800-725-4011, WhatsApp: (85) 98128-3297 ou e-mail: sac@sumitomochemical.com