No portfólio de soluções da Sumitomo Chemical, você irá encontrar a associação de três produtos completos para ativar o maior nível de controle do bicho-mineiro (Leucoptera coffeella), principal praga que ameaça a produtividade dos cafezais, podendo resultar em perdas de até 70% na produção de café.

O evento de Dia de Campo Experiência Sumitomo Chemical apresenta as principais novidades para a safra atrelado ao nosso portfolio híbrido e inovador, com base nas principais culturas da região, com produtos do segmento de BioRacionais (seletivos, sustentáveis) e químicos.

A Sumitomo Chemical disponibiliza programas inteligentes de manejo fisiológico, com recomendações técnicas personalizadas para cada cultura.

Programa SOJA+

SOJA+ é um programa de Manejo Fisiológico Inteligente, que utiliza de tecnologia sustentável para melhorar a arquitetura de plantas, fechamento de ruas e manejo reprodutivo para mais engalhamento, retenção e pegamento de flores.

A solução híbrida que combina biológicos e químicos para a proteção do produtivo da sua lavoura.

Um produto inovador e exclusivo para o controle das principais doenças da soja.

Visite a página do produto

Scutigerella immaculata: já viu ou ouviu falar?

A Scutigerella immaculata – conhecida como symphyla, sínfilo ou centopeia de jardim – pode ser facilmente confundida com um inseto inofensivo para as culturas agrícolas.

No entanto, a Scutigerella não é um inseto, mas sim um artrópode sem pigmento (DEMANGE 1981; ABARCA, 1996) que vive no solo e movimenta-se nele verticalmente, de acordo com as condições de temperatura e umidade, e pode ser responsável por danos em diversas culturas de interesse agrícola.

O sínfilo (Figura 1) pode viver no solo por um período que varia de seis meses a um ano, ainda que alguns possam chegar a até quatro anos ou mais. Durante esse período, o artrópode dá origem a várias novas gerações. Sua presença mais na superfície ou mais em profundidade no solo é dependente da temperatura e da umidade. Em condições de solo úmido e quente, a praga tende a se acumular nos primeiros 15 cm de solo. Já quando o solo está mais seco e com temperaturas mais baixas, a S. immaculata migra para camadas mais profundas.

Scutigerella immaculata e seus ovos
Figura 1. Scutigerella immaculata e seus ovos. Fonte: Sumitomo Chemical.

Em termos de anatomia e morfologia, o adulto de S. immaculata possui um tronco com 14 segmentos, dentre os quais, os 12 primeiros estão conectados cada um a um par de pernas. Mesmo não tendo olhos, ele é capaz de reconhecer o ambiente.  A maleabilidade da sua cutícula e a flexibilidade dorso-ventral de seu tronco permitem que a praga se contorça enquanto rasteja, o que lhe confere agilidade, possibilitando uma fuga rápida de predadores.

Os ovos de Scutigerella immaculata são branco-perolados e esféricos com cristas hexagonais (Figura 1). O período de incubação dos ovos leva em média de 25 a 40 dias, quando a temperatura fica entre 10 °C e 21 °C. Entretanto, com um aumento de temperatura, próximo a 25 ºC, a eclosão é acelerada e ocorre em cerca de 12 dias.

Do ovo emerge um sínfilo com 6 pares de patas que passa por 6 mudas ou ecdises, em cada uma delas, ocorre a adição de um par de pernas e segmentos antenais. O tempo decorrido entre ovo e adulto sexualmente maduro (sétimo ínstar) é de aproximadamente 2 a 3 meses, quando a temperatura está em torno de 27 °C.

Por mais que pareça inofensivo, S. immaculata possui potencial danoso para a agricultura por poder alimentar-se de sementes, de raízes e de pelos radiculares, causando danos ao sistema radicular das plantas. Este dano leva à desnutrição das mesmas, desacelerando seu crescimento ou até, em casos mais extremos, provocando a sua morte, reduzindo o stand de plantas esperado (Figura 2). Plantas com nanismo também podem ser identificadas em função da destruição do sistema radicular causado pela praga. É comum reboleiras com plantas pouco desenvolvidas, o que acaba se assemelhando a reboleiras de nematóides, por isso, podem passar facilmente por solo com nematóides.

Lavoura de soja com presença de Scutigerella immaculata
Figura 2. Lavoura de soja com presença de Scutigerella immaculata. Fonte: Sumitomo Chemical.

Importante destacar que a praga não se restringe a uma única cultura, muito pelo contrário, alguns exemplos de espécies nas quais o sínfilo causa danos são abacaxi, alface, morango, brócolis, aipo, beterraba, batata, cenoura, feijão, milho, soja, algodão, algumas flores, entre outras.

Assim, é importante estar sempre atento à presença ou não do artrópode no solo. Para essa identificação, há um método simples e fácil que pode ser empregado, e que será descrito a seguir:

  1. Faça uma abertura de 10 a 20 cm de profundidade no solo e use como isca uma batata inglesa cortada ao meio.
  2. Coloque a batata no fundo da abertura com a superfície cortada voltada ao solo; cubra com solo.
  3. Demarque o local onde está cada isca.
  4. Retorne em 2 ou 3 dias para a avaliação das iscas (em solos com maior umidade, 2 dias são suficientes, para evitar o apodrecimento da batata).
  5. Ao identificar a presença da praga, chame um representante do time da Sumitomo Chemical para lhe ajudar!

Ao confirmar a presença da praga em sua lavoura, o tratamento de sementes com inseticida é uma ferramenta eficaz no seu manejo. E a Sumitomo Chemical, que é gigante em soluções para lhe atender, possui o único produto registrado para essa praga, um inseticida sistêmico, do grupo Neonicotinoides, que possui como ingrediente ativo a clotianidina, a qual permite um controle superior e rápido do alvo.

Acesse o Inside® FS, nossa solução ideal para combater a Scutigerella immaculatta.

Inside® FS - Abra as portas para o futuro da lavoura.

Produtos relacionados

Precisa de ajuda?

Entre em contato conosco através dos
nossos canais de atendimento:

Atenção

Produto perigoso à saúde humana, animal e ao meio ambiente. Leia atentamente e siga rigorosamente as instruções contidas no rótulo, bula e receita. Utilize sempre os equipamentos de proteção individual (EPI´s). Proibida a utilização do produto por menores de idade. Não coma, não beba e não fume durante o manuseio do produto. Aplique as doses especificadas e recomendadas na bula do produto. Primeiros socorros e demais informações, vide o rótulo, a bula e a receita agronômica. Descarte as embalagens e restos de produtos dentro das normas, e não reutilize as embalagens vazias. Sempre inclua outros métodos de controle de pragas, seguindo o MIP.

Produto para uso agrícola. Venda sob receituário agronômico. Consulte sempre um engenheiro agrônomo.

Atenção

Você está no site da Sumitomo Chemical, Divisão de Soluções para Agricultura, cujo conteúdo é restrito e destinado exclusivamente a engenheiros agrônomos e demais profissionais do setor agrícola.

PRODUTO PARA USO AGRÍCOLA. VENDA SOB RECEITUÁRIO AGRONÔMICO.
CONSULTE SEMPRE UM ENGENHEIRO AGRÔNOMO.