Tratamento de Sementes é o primeiro passo para o bom desenvolvimento das plantas

Artigos

28 Abril 2022

Tratamento de Sementes é o primeiro passo para o bom desenvolvimento das plantas

Para garantir o bom desenvolvimento das lavouras, os cuidados devem começar na preparação do solo e escolha das sementes. Além das melhorias genéticas alcançadas nos últimos anos, as sementes contam com tratamento à base de defensivos agrícolas e/ou biológicos, com o objetivo de manejar e controlar fungos, insetos, nematoides que atacam as sementes, mudas e plantas.

Trata-se de um tratamento preventivo para proteger a qualidade dessas sementes, assegurando o potencial produtivo das lavouras.

Como o Tratamento de Sementes (TS) funciona?

A utilização dessa tecnologia protege as sementes desde o contato inicial com o solo, até o começo do crescimento das plantas. Ou seja, o tratamento realizado protege a semente antes, durante e depois da germinação, isto é, do plantio até cerca de 20 dias após a germinação completa.

Dessa forma, plantas que poderiam ser ameaçadas por doenças, pragas ou até por estresses climáticos, conseguem crescer mais fortes, com germinação uniforme e com melhor enraizamento, garantindo que a semente expresse todo o seu potencial produtivo satisfatoriamente

Além disso, sem o tratamento adequado, sementes contaminadas podem carregar e disseminar pragas e doenças, comprometendo a produção e trazendo prejuízos para o produtor.

O tratamento de sementes também pode contar ainda com produtos como inoculantes e fertilizantes que favorecem o enraizamento e o crescimento das plantas.

Como é realizado o Tratamento de Sementes?

No Tratamento de Sementes, habitualmente são utilizados fungicidas e inseticidas, mas a tecnologia também pode combinar elementos como micronutrientes, inoculantes, agentes de proteção a herbicidas e entre outros. Ele pode ser feito de duas formas: na fazenda (On Farm) ou na indústria (Tratamento de Sementes Industrial – TSI).

De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Brasil, apenas 40% do Tratamento de Sementes é realizado industrialmente. Mas pesquisas indicam que esse número tende a aumentar, principalmente pela praticidade e segurança proporcionada.

A Sumitomo Chemical oferece produtos para as duas formas de tratamentos de sementes em sua plataforma Seed Protection. São eles:

  • Inside® FS: Inseticida sistêmico indicado para o manejo de sugadores, que permite controle superior com relação às pragas tais como: percevejo-barriga-verde e cigarrinhas. Essa solução é considerada indispensável para Tratamento de Sementes nas culturas da soja, milho e algodão;
  • Maestro® FS: Inseticida de contato e ingestão à base de fipronil, indicado para tratamento de sementes de soja, pastagem, trigo e milho, altamente eficaz no controle de lagartas.
  • Apron® RFC: Fungicida com amplo espectro de controle nos principais fungos que causam danos às sementes. Sua finalidade principal é a erradicação dos patógenos transportados pela semente, evitando sua introdução em áreas ainda não infestadas;
  • AveoTM EZ: Nematicida biológico de alta performance e ação fitotônica na planta, com alta tecnologia de formulação (FS), protegendo as raízes por meio de um controle efetivo dos principais nematoides que afetam as culturas.
Na imagem acima podemos ver como ficam as sementes após o tratamento.

O Seed Protection é uma plataforma que contempla todos os produtos para um Tratamento de Sementes completo e eficaz, ou seja, uma solução segura e com resultados comprovados no campo.

O investimento do produtor, principalmente de grãos e cereais, em Tratamento de Sementes é pequeno frente aos benefícios que essa prática oferece, garantindo a sanidade e o bom desenvolvimento das lavouras, auxiliando na manutenção da produtividade e, consequentemente, na rentabilidade.