Borneo®

Borneo®

Borneo® é um acaricida com excelente ação sobre os ácaros dos gêneros Brevipalpus e Tetranychus nas culturas do citros, tomate e outras. Essas pragas representam ameaças para a citricultura e tomaticultura e são de fácil reconhecimento, nos cítricos podem causar manchas amarelas nas folhas, lesões corticosas nos ramos e manchas necróticas nos frutos, enquanto na tomaticultura encontramos desfolha, áreas amareladas e posteriormente necrose. Isso pode ocasionar redução de qualidade e produtividade.

O Borneo® tem alta eficácia por possuir efeito residual prolongado e ser altamente seletivo, preservando os inimigos naturais benéficos, atuando principalmente nas fases jovens do alvo. Dado seu mecanismo de ação, o uso desta ferramenta se torna extremamente importante por atuar em uma fase inicial do ciclo de vida dos ácaros, “quebrando” a evolução da população desde o início.  O acaricida possui ação ovicida, larvicida e esterilizante, o que amplia a versatilidade para uso em qualquer fase das culturas, sendo recomendado o Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Principais pragas que o Borneo® controla

Citros

  • Ácaro da leprose (Brevipalpus phoenicis).

Tomate

  • Ácaro rajado (Tetranychus urticae).

Crisântemo

  • Ácaro rajado (Tetranychus urticae).

Como o Borneo® controla os ácaros

O modo de ação do Borneo® é de contato e ação translaminar, atuando principalmente como ovicida, e no caso de larvas e ninfas, atua inibindo o processo de mudança dos estádios dos ácaros, impedindo que jovens larvas se tornem adultas. O acaricida-inseticida apresenta também efeito esterilizante, uma vez que as fêmeas ao entrarem em contato com o produto, passam a colocar ovos inviáveis. Vale ressaltar a grande importância da rotação de ativos visando o manejo de resistência de pragas aos inseticidas/acaricidas visando a longevidade das principais ferramentas.

O inseticida Borneo® deve ser aplicado em pulverização via terrestre, utilizando pulverizador costal manual ou pulverizador tratorizado, munido de bicos adequados conforme recomendações da bula para cada cultura.

Informações complementares estão disponíveis no rótulo da embalagem e na bula. Para maiores esclarecimentos, consulte seu engenheiro agrônomo ou nosso departamento técnico.

Quer esclarecer outras dúvidas sobre o produto Borneo®? Entre em contato com nosso SAC Sumitomo Chemical Brasil pelo Telefone: 0800-725-4011, WhatsApp: (85) 98128-3297 ou E-mail: sac@sumitomochemical.com.