Insetos
Produtos
Formulações
Divisões
Grânulos Dispersíveis em Água (WG)
O VectoBac® 12AS (também conhecido como SC; Suspensão Concentrada) é uma formulação em suspensão aquosa de Bacillus thuringiensis israelensis (cepa AM65-52) para controle de mosquitos, borrachudos e suas larvas. O produto possui uma potência de 1200 Unidades Internacionais de Toxina (UTI) por miligrama contra larvas de Aedes aegypti.
O VectoBac® 12AS destina-se ao uso em aplicações de pulverização aquosa em habitats com pouca ou nenhuma vegetação. A taxa selecionada deve ser baseada no habitat, população / estágio das larvas e / ou condições ambientais.
Faixa de taxa sugerida para o controle de mosquitos:
Use 0,25-2 litros / acre (0,3-2,3 litros / hectare)
O VectoBac® 12AS é o padrão mundial para o controle bioracional de larvas de mosca negra em rios. De fato, o tamanho das partículas e as propriedades da suspensão do VectoBac® 12AS foram originalmente projetadas para o controle de borrachudos (Simulium pertinax). Em 1974, a Organização Mundial da Saúde iniciou o Programa de Controle da Oncocercose (OCP) na África Ocidental para combater os efeitos devastadores da cegueira dos rios (transmitidos por moscas negras) naquela região. A introdução do VectoBac® 12AS na década de 1980 neste programa ajudou o programa a erradicar virtualmente a doença, impedindo cerca de 600.000 casos de cegueira e tornando 25 milhões de hectares de terra seguros para uso. *
Faixa de taxa sugerida para o controle de borrachudos:
Fluxo / água do rio (= ppm) por 1 minuto de tempo de exposição com 0,5–25 mg / litro
Fluxo / água do rio (= ppm) por 10 minutos, tempo de exposição com 0,05–2,5 mg / litro. Use uma faixa de taxa mais alta quando o fluxo / rio contiver alta concentração de materiais orgânicos, algas ou vegetação aquática densa. A descarga é o principal fator determinante do transporte de Bti. Use taxas mais altas ou aumente o volume por diluição da água em rios ou córregos de baixa descarga em condições de baixo volume (seca).
O VectoBac® 12AS também é eficaz no controle de moscas incômodas selecionadas (Psychoda spp., Chironomus spp.) Em instalações de esgoto que utilizam sistemas de filtro de gotejamento.
Faixa de taxa sugerida para o controle da mosca do filtro:
Use 10-20 mg / litro; por litro de água residual alimenta o filtro por 30 minutos. Use uma taxa alta para o controle de Chironomus spp. Aplique não diluído com bomba pré-calibrada ou outro dispositivo na água residual, alimentando os filtros por um período de 30 minutos. Repita as aplicações conforme necessário após 2 a 4 semanas. O controle de Chironomus spp. pode levar até 2 semanas.