Sustentabilidade na SCLA

A Sumitomo Chemical Latin America tem a Sustentabilidade como valor, por isso, manifestou o espírito de Jiri-rita Koshi-ichinyo, ou seja, nosso negócio deve beneficiar a empresa ao mesmo tempo em que beneficia o bem maior. Esse espírito orientou como pretendemos apoiar estilos de vida mais abundantes para as pessoas por meio de nossas atividades.

 

Estamos empenhados em buscar soluções para uma variedade de questões globalmente vitais, como estabelecer uma sociedade mais diversa e inclusiva, trabalhar temas relacionados ao meio ambiente e clima, como ações que contribuam diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, firmando seu compromisso, também, com as diretrizes do Pacto Global.

Sustentabilidade na SCLA

Reafirmando o compromisso com sua missão de promover o bem-estar, oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade, a Sumitomo Chemical Latin America adota uma Política de Sustentabilidade.

 

Esta política tem como objetivo promover o conceito de sustentabilidade alinhado às estratégias do negócio, fazendo com que a Sumitomo Chemical na América Latina seja reconhecida como uma empresa que gera lucro e, ao mesmo tempo, respeita as pessoas e o planeta, apoiando o desenvolvimento econômico e social construindo uma marca reconhecidamente sustentável ao entregar valor aos seus diversos stakeholders.

 

Para a promoção deste tema, a empresa adota seis princípios globais:

Princípio 1: VALOR

Criação de valor econômico que ajuda a criar valor social (promovendo nosso credo: “Nossos negócios devem beneficiar a sociedade em geral, não apenas nossos próprios interesses (Jiri-Rita Koushi-Ichinyo)”

Princípio 2: CONTRIBUIÇÃO

Contribuição para a solução de questões que são globalmente vitais, como o estabelecimento de uma sociedade diversa e inclusiva e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como a realização de negócios em conformidade com os padrões e princípios universais aceitos, incluindo aqueles relativos direitos humanos, trabalho, segurança, meio ambiente e combate à corrupção.

Princípio 3: PARCERIAS

Participação ativa em iniciativas globais – desempenhar um papel de liderança em iniciativas multilaterais por meio da participação ativa em várias parcerias nacionais e internacionais com organizações, governos, empresas, associações, universidades, círculos acadêmicos, comunidade, etc.

Princípio 4: COLABORAÇÃO

Trabalhar em estreita colaboração com as várias partes interessadas, promovendo a divulgação espontânea de informações e o diálogo aberto sobre os objetivos das nossas iniciativas de promoção da sustentabilidade e o andamento da sua implementação.

Princípio 5: COMPROMISSO

Compromisso da alta administração e participação de todos para promover a sustentabilidade com um forte senso compartilhado de missão e grande entusiasmo.

Princípio 6: GOVERNANÇA

Reforço da governança corporativa, avaliando, revendo periodicamente e aprimorando nossas atividades de forma contínua e proativa para promover a sustentabilidade.

Desde 2015, apoiamos e disseminamos interna e externamente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, iniciativa criada pela ONU para endereçar questões fundamentais e transformar o mundo até 2030.

Nossas atividades de negócio e nossos processos internos estão conectados e alinhados aos 17 ODS.

Pacto Global

O Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem mais de 160 países.

 

A Sumitomo Chemical é signatária do Pacto Global no Brasil, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.

 

Acesse os arquivos sobre a Comunicação de Progresso Pacto Global da Sumitomo Chemical:

RESPEITAR

e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência.

ASSEGURAR

a não participação da empresa em violações dos direitos humanos.

APOIAR

a liberdade de associação e reconhecer o direito à negociação coletiva.

ELIMINAR

todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

ERRADICAR

todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva.

ESTIMULAR

práticas que eliminem qualquer tipo de discriminação no emprego.

ASSUMIR

práticas que adotem uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais.

DESENVOLVER

iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade socioambiental.

INCENTIVAR

o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis.

COMBATER

a corrupção em todas as suas formas, incluindo a extorsão e o suborno.

Comitê de Sustentabilidade

Em 2018 foi criado o Comitê de Sustentabilidade com a seguinte missão: “tornar a SCLA reconhecida como uma empresa que gera lucro por meio de produtos e práticas que respeitam as pessoas e o planeta em todas as suas formas e relacionamentos”.

 

O comitê é formado por profissionais de todas as áreas (negócios e apoio) e tem como objetivos fortalecer a cultura de sustentabilidade (responsabilidade social, ambiental e econômica) na empresa e conscientizar sobre a responsabilidade individual e corporativa para melhorar a vida em nosso planeta.