Sustentabilidade na SCLA

A Sumitomo Chemical Latin America está comprometida com a promoção da sustentabilidade. Agindo de acordo com princípios estabelecidos pela nossa matriz e orientados pelo Sumitomo Spirit e pela nossa filosofia de negócios, buscamos contribuir para a consolidação de uma sociedade sustentável por meio do crescimento sustentável dos negócios.

 

Estamos empenhados em buscar soluções para uma variedade de questões globalmente vitais, como estabelecer uma sociedade inclusiva e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fazer negócios em conformidade com padrões e princípios universais, incluindo os que dizem respeito aos direitos humanos, trabalho, segurança, meio ambiente e combate à corrupção.

Política de Sustentabilidade

Reafirmando o compromisso com sua missão de promover o bem-estar, oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade, a Sumitomo Chemical Latin America adota uma Política de Sustentabilidade.

 

Esta política tem como objetivo promover o conceito de sustentabilidade alinhado às estratégias do negócio, fazendo com que a Sumitomo Chemical na América Latina seja reconhecida como uma empresa que gera lucro e, ao mesmo tempo, respeita as pessoas e o planeta, apoiando o desenvolvimento econômico e social construindo uma marca reconhecidamente sustentável ao entregar valor aos seus diversos stakeholders.

 

Para a promoção deste tema, a empresa adota seis princípios globais:

 

Princípio 1: VALOR. Criação de valor econômico que ajuda a criar valor social (promovendo nosso credo: “Nossos negócios devem beneficiar a sociedade em geral, não apenas nossos próprios interesses (Jiri-Rita Koushi-Ichinyo)”

 

Princípio 2: CONTRIBUIÇÃO. Contribuição para a solução de questões que são globalmente vitais, como o estabelecimento de uma sociedade diversa e inclusiva e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), bem como a realização de negócios em conformidade com os padrões e princípios universais aceitos, incluindo aqueles relativos direitos humanos, trabalho, segurança, meio ambiente e combate à corrupção.

 

Princípio 3: PARCERIAS. Participação ativa em iniciativas globais – desempenhar um papel de liderança em iniciativas multilaterais por meio da participação ativa em várias parcerias nacionais e internacionais com organizações, governos, empresas, associações, universidades, círculos acadêmicos, comunidade, etc.

 

Princípio 4: COLABORAÇÃO. Trabalhar em estreita colaboração com as várias partes interessadas, promovendo a divulgação espontânea de informações e o diálogo aberto sobre os objetivos das nossas iniciativas de promoção da sustentabilidade e o andamento da sua implementação.

 

Princípio 5: COMPROMISSO. Compromisso da alta administração e participação de todos para promover a sustentabilidade com um forte senso compartilhado de missão e grande entusiasmo.

 

Princípio 6: GOVERNANÇA. Reforço da governança corporativa, avaliando, revendo periodicamente e aprimorando nossas atividades de forma contínua e proativa para promover a sustentabilidade.

 

Para garantir a aplicabilidade desta política, contamos ainda com um Comitê de Sustentabilidade, formado por uma equipe multidisciplinar de diversas áreas e níveis hierárquicos responsável pelas tomadas de decisões e estratégia de sustentabilidade.

 

Afirmamos assim a certeza de estar colaborando com um futuro mais sustentável para o mundo.

17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Desde 2015, apoiamos e disseminamos interna e externamente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, iniciativa criada pela ONU para endereçar questões fundamentais e transformar o mundo até 2030. Nossas atividades de negócio e nossos processos internos estão conectados e alinhados aos 17 ODS.

PACTO GLOBAL

O Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem mais de 160 países.

 

A Sumitomo Chemical é signatária do Pacto Global no Brasil, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.

As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

 

As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

 

A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

 

A abolição efetiva do trabalho infantil.

 

Eliminar a discriminação no emprego.

 

As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

 

Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

 

 

Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

 

As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

 

COMITÊ DE SUSTENTABILIDADE

Em 2018 foi criado o Comitê de Sustentabilidade com a seguinte missão: “tornar a SCLA reconhecida como uma empresa que gera lucro por meio de produtos e práticas que respeitam as pessoas e o planeta em todas as suas formas e relacionamentos”.

 

O comitê é formado por profissionais de todas as áreas (negócios e apoio) e tem como objetivos fortalecer a cultura de sustentabilidade (responsabilidade social, ambiental e econômica) na empresa e conscientizar sobre a responsabilidade individual e corporativa para melhorar a vida em nosso planeta.

 

Os membros do comitê participam de grupos temáticos do Pacto Global e promovem as iniciativas de Sustentabilidade na empresa.

RESPONSABILIDADE
SOCIAL

Por meio do programa Fórmula do Bem, a empresa trabalha diversas ações com o objetivo de engajar funcionários na luta contra desigualdades sociais.

Diretamente alinhadas aos 17 ODS, são realizadas campanhas de doações de alimentos, roupas, brinquedos, equipamentos eletrônicos, entre outras, em cada país da nossa região, buscando beneficiar as comunidades locais.

Também estabelecemos parcerias com instituições para apoio a educação, formação profissional, arte e esporte em comunidades vulneráveis social e economicamente.

Responsabilidade Ambiental

A Sumitomo Chemical, desde sua fundação no início do século XX no Japão, revela uma preocupação com as questões ambientais. Entendemos que minimizar os impactos da ação humana, preservar áreas ambientais, usar recursos naturais de forma consciente e gerenciar os riscos do nosso negócio são práticas vitais para a continuidade das nossas operações e para o cumprimento do nosso compromisso de responsabilidade ambiental, não apenas no que se refere a atender e, sempre que possível, superar as demandas da legislação, mas também mitigar impactos e colaborar para a recuperação e a conservação de áreas ambientais.

 

Nossa preocupação com o uso racional de nossas fontes naturais se estende para além das atividades de negócios. A construção do nosso centro de pesquisa e desenvolvimento LARC (Latin America Research Center) incorporou importantes conceitos de arquitetura sustentável, permitindo utilizar energia solar, implantar um sistema de gerenciamento de resíduos, coletar a água da chuva para reutilização na irrigação do campo, utilizar água de poço artesiano, aproveitar ao máximo a luz natural de maneira a usar menos energia elétrica, realizar contenção e tratamento de água de lavagem de máquinas agrícolas, entre outros conceitos de sustentabilidade.

Substituição de copos plásticos por copos reutilizáveis

Recolhimento de papéis e encaminhamento para o processo de reciclagem

Recolhimento de embalagens de agroquímicos no campo em parceria com o InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).

A Sumitomo Chemical trabalha em parceria com a empresa Campo Limpo, que recicla embalagens recolhidas do campo, transformando-as em embalagens novas. A utilização destas mesmas embalagens recicladas em novos produtos fecha o ciclo de vida do produto de maneira sustentável.